Outros documentos

ATA DA REUNIÃO GERAL DO GRUPO DE TRABALHO "DESCRIÇÃO DO PORTUGUÊS", CORRIDA NO DIA 12/07/2012, DURANTE O XXVII ENCONTRO NACIONAL DA ANPOLL, REALIZADO NO INSTITUTO DE LETRAS, DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, EM NITERÓI-RJ.

Às 16h30min do dia doze de julho de 2012, reuniram-se, na sala 504, Bloco A,do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, em Niterói, membros do Grupo de Trabalho “Descrição do Português” (GTDP)participantes do “XXVII Encontro Nacional da Anpoll”. A Profa. Maria Helena de Moura Neves, coordenadora do GTDP, iniciou os trabalhos relatando sua participação na reunião dos coordenadores de Grupos de Trabalho (GT), ocorrida no dia anterior, que teve como objetivos principais avaliar os resultados das atividades dos GTs no último biênio e definir metas para o encaminhamento das atividades nos próximos dois anos. Em seguida, propôs que a avaliação retrospectiva e a reflexão sobre encaminhamentos futuros fossem também objetivos da presente reunião do GTDP, além de deliberação, por parte dos membros presentes, sobre possível articulação entre o GTDP e os GTs “Análise do Texto e da Conversação” e “Linguística e Cognição”, que fora inicialmente aventada em 2011, durante o “Encontro InterGTs da Anpoll” ocorrido no IEL/UNICAMP. Indicou, para tanto, que as discussões se iniciassem por manifestações dos membros quanto aos aspectos positivos e negativos das atividades do GTDP desenvolvidas no biênio e que, mediante esses apontamentos, já fossem sendo propostas sugestões para as atividades futuras do GTDP, inclusive no tocante à articulação com os outros GTs. Aberta a palavra aos presentes, alguns membros assim se manifestaram:

Profa. Marize Mattos Dall’Aglio-Hattnher: apontou que, para que fossem propostas futuras atividades do GTDP, seria interessante pensar no modo como se daria a articulação com os GTs “Análise do Texto e da Conversação” e “Linguística e Cognição”, já que parte das atividades a serem desenvolvidas dependeria dessa articulação. A Profa. Maria Helena informou então que a proposta inicial era de que fossem promovidas atividades de cooperação entre os membros dos três GTs, que se identificassem por projetos ou temas de pesquisa comuns.

Prof. Roberto Gomes Camacho: disse avaliar como produtiva e interessante às atividades do GTDP a criação de parcerias entre membros de GTs para o desenvolvimento de pesquisas, a exemplo do que faziam, em anos anteriores, os professores Luiz Antônio Marcuschi e Margarida Salomão. 

Profa. Marize Mattos Dall’Aglio-Hattnher: disse também considerar que o GTDP já fora mais catalisador das pesquisas desenvolvidas por seus membros e que as reflexões sobre as atividades subsequentes do GT poderiam ser direcionadas para a tentativa de se retomar a articulação entre as pesquisas realizadas no interior do GTDP.

Profa. Maria Helena de Moura Neves: solicitou que, mediante as observações feitas até então, fossem encaminhadas propostas para o desenvolvimento de atividades no sentido de intensificar a articulação entre as pesquisas desenvolvidas pelos membros do GTDP.

Prof. Roberto Gomes Camacho: como uma forma de se promover maior integração entre os pesquisadores do GTDP, sugeriu que se incentivasse o intercâmbio de textos sobre temas de interesse comum, o que se poderia fazer, por exemplo, via e-mail.

Profa. Margarida Basílio: disse que considerou produtivo o modo como foram conduzidas, neste encontro, as exposições dos trabalhos, com encaminhamento prévio dos textos aos debatedores que foram pré-definidos pela coordenadora do GTDP. Acrescentou que, embora essa sistemática favoreça a articulação entre os pesquisadores do GT, o debate de trabalhos constitui atividade diferente e não envolve as mesmas dificuldades envolvidas na realização de pesquisas em parceria pelos membros do GT, ou entre eles e membros dos outros GTs. Sugeriu então que a articulação se iniciasse por uma radiografia das pesquisas atualmente em desenvolvimento pelos integrantes do próprio GTDP.

Profa. Maria Helena de Moura Neves: disse que a articulação com os GTs “Análise do Texto e da Conversação” e “Linguística e Cognição” não necessariamente envolveria o estabelecimento de parcerias para o desenvolvimento de pesquisas. Em seu entendimento, a proposta é que a articulação propicie especialmente espaço para discussões entre os membros dos GTs acerca de pesquisas voltadas à descrição do português, concluídas ou em andamento, que se desenvolvem sob perspectivas teóricas entre as quais há interfaces.

Prof. Sebastião Carlos Leite Gonçalves: para a continuidade das discussões e o encaminhamento de propostas, sugeriu que se refletisse sobre qual seria o real papel dos GTs no interior da Associação e sobre o modo como os trabalhos expostos pelos membros do GTDP refletiriam a atuação dos pesquisadores no âmbito de seus programas de pós-graduação. Apontou que, em anos anteriores, quando o GTDP abrigava pós-graduandos que recebiam dos membros do GT contribuições para o desenvolvimento de suas pesquisas, tornava-se mais clara a relação do grupo com as atividades de pós-graduação.

Prof. Oto Araújo Vale: apontou que trabalhos de pós-graduandos propiciam inovação científica para a área.

Profa. Maria Helena de Moura Neves: disse que abrigar pós-graduandos é sempre questão complicada para os GTs, já que a decisão de torná-los membros envolveria alteração de estatuto da ANPOLL no tocante à compreensão do que seja a categoria de “pesquisador”.

Profa. Marize Mattos Dall’Aglio-Hattnher: disse que, em seu entendimento, o mais interessante para o momento seria que os próprios membros tomassem conhecimento de todas as linhas de descrição abrigadas no GTDP. Encaminhou então a proposta de que se procedesse a um mapeamento das linhas de descrição existentes no interior do GTDP.

Profa. Maria Helena de Moura Neves: propôs que fosse votada a indicação da Profa. Marize, que se pensasse em procedimentos para o mapeamento daslinhas de descrição em que atuam os membros do GTDP e que houvesse um intercâmbio desse mapeamento com os membros dos GTs “Análise do Texto e 
da Conversação” e “Linguística e Cognição”.

DELIBERAÇÕES: postas em votação as propostas encaminhadas pela Profa. Marize e pela Profa. Maria Helena, decidiu-se, com anuência de todos os presentes: (i) pelo mapeamento das linhas de descrição com que vêm trabalhando os membros atualmente cadastrados no GTDP; (ii) pela proposta, aos membros dos GTs “Análise do Texto e da Conversação” e “Linguística e Cognição”, de que a articulação se inicie pelo intercâmbio de informaçõesobtidas junto aos pesquisadores de cada GT. As informações, a serem coletadas pela coordenação do GTDP , junto aos seus membros, serão pautadas pelas seguintes questões, conforme também acordado entre os presentes à reunião: 

1) Quais são os objetos preferenciais de análise de cada pesquisador?
2) Quais são as diretrizes teóricas adotadas por cada membro em suas pesquisas?
3) O pesquisador encontra-se integrado a projetos de pesquisa coletivos? Se sim, quais?
4) Em trabalhos já desenvolvidos ou em desenvolvimento pelo pesquisador, encontra-se alguma interface com objetos ou perspectivas teóricas contempladas nos GTs “Análise do Texto e da Conversação” e “Linguística e Cognição”?
5) Considerando o desenvolvimento de suas pesquisas, em que aspectos o pesquisador julga que será importante a interação com membros dos GTs “Análise do Texto e da Conversação” e/ou “Linguística e Cognição”?
Em seguida, encaminhou-se a discussão para a indicação de candidatos à nova coordenação do GTDP. Após a manifestação de alguns membros, a plenária indicou a Profa. Mariângela Rios de Oliveira (UFF), atual Vice-coordenadora do GTDP, como candidata ao cargo de Coordenadora, e o Prof. Sebastião Carlos Leite Gonçalves (UNESP-SJRioPreto) como candidato à Vice-Coordenador do GTDP. DELIBERAÇÃO: Eleitos por unanimidade.

Nada mais havendo a tratar, a Profa. Maria Helena de Moura Neves agradeceu a presença de todos e deu por encerrada a reunião. Para constar, eu, Gisele Cássia de Sousa, membro do GTDP indicada para secretariar o encontro, lavrei a presente ata, que segue acompanhada da lista de assinaturas dos membros presentes. Niterói, aos doze dias do mês de julho do ano de dois mil e doze.

Nenhum comentário:

Postar um comentário